Histórico do Instituto Viver Melhor

Consciente de que a responsabilidade pelas crianças e adolescentes de nosso país cabe ao conjunto da sociedade e não apenas ao poder público, uma professora após passar a residir em um conjunto residencial localizado em área periférica decidiu no ano de 2016 criar uma entidade para promover projetos gratuitos voltados para educação na comunidade. 

Assim, nasceu o Instituto Viver Melhor – IVM, fundado em 26 de março 2016, através da professora Romancina Rezende Andrade disposta a somar suas experiências, capacidades e maturidade, para fazer atendimento de promoção da assistência social e promoção gratuita da educação e a profissionalização de jovens, na cidade de Barreiras BA.

O Viver Melhor preocupa-se em desenvolver ações socioeducacionais para que o indivíduo assuma seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, como cidadão responsável participante e útil em sua comunidade.

A OSCIP objetiva ser referência e modelo atuante enquanto instituição e protagonista das ações de reversão do quadro de exclusão social, provocando mudanças de atitudes e valores que levem a construção e ao fortalecimento de uma sociedade mais digna;

Nessa ação, a entidade, através dos professores Romancina Rezende de Andrade e Ubiracy Pereira Lima, recebeu o certificado emitido pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, pelo trabalho intitulado “As experiências Socioeducativas do Instituto Viver Melhor” que objetivou apresentar um estudo sobre as ações praticadas no IVM. 

Dentre os projetos do IVM está o PROJETO REFORÇO ESCOLAR, que atende crianças e adolescentes, ofertando-lhes aulas de reforço escolar gratuito no período oposto ao da escola, proporcionando atividades pedagógicas aqueles que têm dificuldades de aprendizagem, transformando as matérias dadas na Escola em momentos estimulantes que exigem estratégias para solução das diversas situações problemas e auxiliando na autoestima. 

Situado no Residencial Alboreto I, saída para Riachão das Neves, o Instituto Viver Melhor conta com o apoio de moradores da comunidade e sócios da instituição  para desenvolver os projetos. No entanto, a entidade pleiteia a parceria com entes públicos e privados para que o projeto que hoje atende cerca de 50 crianças, possa ser ampliado, para melhor desenvolver seu brilhante trabalho social. 

Outro projeto importante do IVM é o Projeto de Intervenção Psicológica, que tem o objetivo de oferecer acompanhamento de psicólogo para atender os sócios e seus familiares contribuindo para o bem estar sob as mais diferentes maneiras, sobretudo acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, procurando ampliar sua percepção de pessoas inseridas na sociedade, favorecendo a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares.

O Instituto Viver Melhor desenvolve ainda diversas atividades com o intuito de promover a integração entre os moradores daquela comunidade periférica com as demais levando   atividades esportivas, culturais e complementares que estimulam o questionamento e a reflexão sobre o cotidiano através da troca de experiências, com o objetivo de construir meios para a redução da desigualdade social.

Missão: Servir com determinação nas comunidades precárias para superar a pobreza, através da formação e ação conjunta dos moradores, crianças, adolescentes, jovens, voluntários e outros atores. 

Visão: Consolidar com referência uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos, deveres, e que tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades. 

Valores: Solidariedade, diversidade, sustentabilidade, qualidade, sustentabilidade social.